• Bárbara Papin

Você trata os seus haters com carinho?


A #internet trouxe um mar de oportunidades e possibilitou as pequenas e médias empresas desenvolver e criar uma relação de proximidade com os seus #clientes, hoje todos os #empreendedores já entenderam ou deveriam ter entendido, a importância de ter uma boa presença nestas ferramentas e estão trabalhando duro para que suas marcas sejam conhecidas e bem avaliadas no mundo online. O que muita gente esquece é que toda ferramenta tem o seu lado bom e o não tão bom, e quando você proporciona um canal aberto com o seu cliente, tem que estar disposto a lidar com críticas, algumas construtivas outras nem tanto e é aí que entram os #haters, aquele bichinho que de tanta raiva entra em todas as ferramentas disponíveis para disseminar o seu desamor com a sua marca. E nesta hora o que você faz? Ignora? Responde na mesma moeda? Não não meu jovem #Padawan, esta é a hora que você tem que respirar fundo e enxergar a oportunidade que vive ali, naquele coraçãozinho cheio de ódio.😡


Mas, então o que eu faço?


Existem algumas opções, viáveis, caso seja uma expressão de ódio pontual, nada que a sua #empresa possa e consiga fazer para que aquele coraçãozinho fique mais leve, você pode ignorar? Pode, não é o mais recomendado, mas entendemos que em alguns casos ligar o holofote sobre o hater só vai fazer com que ele brilhe ainda mais. O ideal é responder, com muito cuidado e utilizando sempre a sua boa educação, muitas vezes saber pedir desculpas e se colocar no lugar do outro pode amansar um coração raivoso, pense nisso! ❤

Mas cuidado! Existe uma grande diferença entre um hater e um cliente insatisfeito e você tem que saber diferenciar essas duas espécimes. o #cliente insatisfeito merece todo o seu cuidado e atenção, e poder entender as reclamações e insatisfações do seu cliente só vai fazer a sua empresa evoluir, é aquela história nenhum marinheiro evolui em mar calmo não é mesmo?🚢

Portanto, se a #crítica veio de um cliente, pare, respire, se coloque no lugar dele e tente ao máximo converter aquela crítica em algo bom, se o que falta é informação, busque informações, mostre para este cliente que a sua empresa se preocupa com ele e não somente com a venda do seu produto ou serviço.😉

Tendo dito isso, algumas empresas estão mostrando que o hater pode ser uma oportunidade de #marketing em tanto, temos como exemplo a #Skol que fez toda uma campanha de marketing voltada para aqueles que mais disseminaram ódio em suas redes sociais, e a campanha meus amigos ficou coisa linda de se ver! Caso você não tenha visto segue aí o vídeo da campanha.👇



É claro que nem todo mundo tem o acesso que uma empresa como a skol tem, mas a realidade é que com cuidado, educação, uma pitada de carinho, e se pensarmos um pouquinho fora da caixa, conseguimos reverter alguns haters em clientes amorosos e até mesmo ótimos replicadores da sua marca, afinal de contas uma pessoa com tanta energia para expor a sua insatisfação deve ter um pouquinho de energia para expor sua felicidade também!

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