Já dizia o velho ditado, “nunca diga, desta água não bebereis”.
As vezes bebemos e bebemos muito meus amiguinhos!
No mundo da moda sempre foi assim, coisas que estão super em alta hoje, amanhã como que em um passe de mágica tornam-se bregas e vice e versa... Quem diria que a famosa bolsinha de tiozão, a pochete, voltaria a dar o ar da graça?😱 Ou aquelas correntinhas coladas ao pescoço, as chokers? Dizem as más línguas que esta estação teremos cinto de vinil! Deus me defenderay!🙌
Mas brincadeiras à parte, a realidade é que não é só o mundo da #moda que vive de reciclar #tendências do passado, muitos outros #nichos de #mercado estão vendo a oportunidade nos anos 80 e 90 e estão aproveitando!
Vamos fazer uma análise?
Nestes últimos anos quantos filmes foram regravados? Quantos ganharam continuação ou foram inspirados nesta fase? A #Netflix, rainha do segmento, faturou alto com o seriado #StrangerThings, que já tem sua terceira temporada confirmada 😍. E que nada mais é do que uma releitura sombria de filmes famosos como: The Goonies e Stand By Me, caso você tenha menos do que 30 anos e nunca tenha visto estes filmes, aproveite o #feriado e assista estas duas pérolas dos anos 80, vale cada minuto à frente da televisão, puro amor ❤
Descoberta a fórmula secreta, a receita vêm sendo replicada continuamente pelo mercado do entretenimento. Recentemente filmes e seriados clássicos ganharam continuações e regravações a torto e a direito: Jumanji, Baywatch ( S.O.S Malibu), Footloose, Blade Runner, Mad Max, It a coisa, Star Wars ❤.
Este mês será lançada, a regravação de “Sabrina aprendiz de feiticeira“, também da Netflix. Ou seja, o caminho é o retrô baby!
E se está dando certo por que não aproveitar?
Surfando nesta onda, muitas #empresas estão ganhando espaço, seja com a releitura de #gadgets ou com #aplicativos que transformam seu celular em uma #polaroid, um #gameboy ou com a volta de jogos icônicos como o jogo da cobrinha para celular!
Atire a primeira pedra, quem não caçou um pokemonzinho se quer, com o #PokemonGo em meados de 2016, é isso mesmo amiguinho, há DOIS anos atrás! Essa tendência que pensavam ser apenas uma marolinha virou um tsunami!
Isso prova que esta tendência não tem nada de passageira e quem já percebeu isso é claro foram os marketeiros de plantão, aproveitando a sensação do mercado, fazendo com que muitas #estrelas de “antigamente” voltassem paras as telinhas!
A musa #Gretchen foi chamada para comparecer no clipe de Katy Perry, fez comerciais sensacionais para a #Netflix e voltou com tudo, assim como a #Xuxa e até mesmo a Rita Cadillac.
Mas você me pergunta, por que? Por que de repente parece que voltamos no tempo? O que faz com que estes lançamentos baseados no passado sejam estouros de #sucesso imediato?
A memória afetiva! 😉
Mas o que é #memóriaafetiva? Eu explico com uma experiência pessoal.
"Por toda minha infância, aos finais de semana, acordava com o cheiro de café quentinho e pão acabado de comprar, meu pai sempre fez meu café da manhã caprichado, pãozinho com manteiga e café fresquinho, hoje no auge dos meus 33 anos, o cheiro de café sendo coado ainda me transporta para aquele lugar de paz, aquela sensação de acolhimento que sentimos quando somos crianças."☕
Isso meu amigo e minha amiga é memória afetiva! E ela que o mercado aprendeu a usar para vender!, laçando pelo coração.
Grandes marcas aprenderam a usar este gatilho mental para se diferenciar das concorrentes, criar uma identificação com seu público-alvo e assim vender mais.
Por isso meu jovem #empreendedor conheça seu público-alvo e invista na época nostalgica que ele sente saudades, que pode proporcionar grandes confortos.
Me despeço com uma das minhas melhores memórias afetivas de ícones da minha infância! Estes aventureiros abaixo 😊
Tenham um ótimo feriado e um ótimo dia das crianças 💋💋
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