• Bárbara Papin

Mas afinal de contas, como se constrói uma marca?



Percebemos que há uma confusão muito comum entre #empreendedores e até mesmo alguns profissionais da área, que associam o construir uma #marca ao desenvolvimento de um #logo ou ainda de uma identidade visual, sim estas duas coisas fazem parte do processo de desenvolvimento de uma marca, mas como já dito, elas fazem parte do processo, são elementos que englobam a construção da marca, mas sozinhas não constroem muita coisa.


Para ficar mais fácil, vamos pensar assim, o logo é a imagem que representa sua empresa e faz parte de todo pacote que compõe a sua identidade visual, ou seja, é a parte visual dela, com cores, tipografias, símbolos etc. Se você pensar na sua #empresa como uma pessoa, a identidade visual é a aparência dela, mas uma pessoa composta apenas de aparência é vazia não é mesmo? Falta a essência, a personalidade, como ela se comporta e se relaciona com outras pessoas etc.

Quando pensamos em uma marca, temos que idealizar o conjunto completo, tanto a parte visual como a #personalidade. E por que é tão importante ter o pacote todo? Empresas que vendem uma imagem e na prática agem de maneira oposta tendem a perder a confiança de seus consumidores e isso pode levá-las à ruína.


Saber se posicionar também é saber falar com o seu público e se expressar da melhor maneira, por exemplo, se uma empresa se diz natural, preocupada com o meio ambiente e etc, não faz sentido esta mesma empresa fechar parceria com empresas ou artistas envolvidos com poluição, exploração animal e até mesmo patrocinar eventos como rodeios, o público está muito mais atento a sua postura como empresa e isso pode te fazer crescer ou cair.

Quando você cria uma #marca forte, seu #público já sabe a linguagem que você usa e o que esperar de você, tornando a sua empresa muito mais próxima e real. Como aquele amigo em quem confiamos, sabe?

Agora meu jovem #padawan, vamos pensar em alguns pontos essenciais no desenvolvimento da sua marca?


História

Assim como para uma pessoa a bagagem histórica é importante na construção da personalidade, para sua empresa também, então use a história da sua empresa na construção de uma marca forte.


Identidade Visual

Todos os recursos visuais que tornam sua empresa única, logotipo, tipografia, paleta de cores, etc.


Público-Alvo

Entender quem é o público-alvo da sua empresa é essencial para construção da sua marca, através do seu público você vai entender como se comunicar e o que comunicar.


Linguagem

Essencial quando criamos uma marca é a linguagem que será adotada, esta linguagem não será utilizada apenas em material publicitário, mas em toda a comunicação da empresa, com os clientes e os seus funcionários e parceiros. Também será utilizada em suas mídias sociais


Em resumo, o processo de construir uma marca demanda pesquisa, cuidado e atenção, mas vale a pena!


Se você precisar de ajuda neste processo, entre em contato, nós somos especialistas em tornar processos que antes eram complicados e azedos em uma deliciosa limonada bem docinha!🍋

30 visualizações
CONTATO
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
  • Agencia Um Limão LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

Barueri - São Paulo , Brasil

© 2030 Agência Um Limão

Segunda a sexta-feira das

09:00 às 18:00