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  • Foto do escritorBárbara Papin

Eu ouvi Black Friday?

Atualizado: 9 de jan. de 2019

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre a importância da #BlackFriday para o varejo brasileiro – não viu nosso post anterior??? Clica aqui e se atualiza ;) – nós vamos te ajudar a se preparar para #vender muito neste dia tão especial! Afinal de nada adianta uma data tão legal se não soubermos aproveitar, não é mesmo? 😉






E por onde começar??

P.L.A.N.E.J.A.M.E.N.T.O

Parece besteira, mas planejamento é tudo!


Não vai pensar que a Black Friday vai chegar e você vai por na promoção toda aquela mercadoria que encalhou no seu #estoque e vai ser tudo lindo, em apenas um dia prateleiras vazias e lucro nas alturas! O #consumidor brasileiro tá esperto e não cai nesta!


  • Comece a trabalhar com antecedência



O Consumidor começa a pesquisar sobre os produtos que pretende comprar no Natal e na Black Friday, com antecedência, por isso atraia pessoas para o seu #ecommerce, deixe sua marca conhecida, faça com que o consumidor se lembre de você !


Isso requer trabalho árduo! Por isso, não hesite em pedir uma #mãozinha para quem está mais acostumado e tem mais expertise em marketing hein? #vaiumamão


  • Defina suas promoções e prepare o seu estoque


Faça um inventário do seu #estoque, pense nas #promoções e #margem com antecedência, definas as margens que serão aplicadas em cada produto, quais produtos entrarão em promoção, custos de meios de #pagamento, tipos de promoção etc.


Em algumas plataformas é possível planejar suas promoções com antecedência, essa ferramenta ajuda muito a ajustar todos os produtos tanto para início quanto para o fim da Black Friday, veja se a sua plataforma disponibiliza esta recurso e já comece a programar as ofertas 😉.


Negocie com #fornecedores!! Sim esta é uma dica de ouro! Muitos fornecedores interessados no aumento da demanda para Black Friday, organizam suas próprias promoções, é importante negociar #descontos e #brindes que serão repassados para os seus cliente, assim como facilidades nas formas de pagamento.


Pense no que os parceiros envolvidos no seu negócio podem prover de benefícios, caso você trabalhe com algum sistema de entregas por motoboy, por exemplo, negocie valores diferenciados para a data.


  • Crie um burburinho - Divulgue!


Aquele velho ditado né? quem não é visto, não é lembrado!


Planeje sua #divulgação com antecedência, desperte curiosidade no seu público, use as #ferramentas disponíveis: redes sociais, e-mail #marketing, links patrocinados, influenciadores, etc.


As opções são muitas, e saber planejar para que sejam executadas da melhor maneira para o seu negócio é essencial, por isso tenha um orçamento e uma meta, utilize ferramentas que já estão ao seu alcance, como a sua lista de mailing por exemplo e precisando de ajuda para o planejamento, converse com quem entende disso🙃


  • Respire BlackFriday


Seu #site, suas #redessociais, seus e-mails, tudo deve falar a mesma língua - Black Friday!

Crie um tema, e passe a utiliza-lo na sua comunicação.




Sabe aquela ideia de "tenho que correr por que vai acabar"? pessoas se estapeando por uma #promoção?

Esta sensação é aplicada no e-commerce de uma maneira um pouco diferente, usando cronômetros ao lado do produto - esta promoção acaba em X minutos, ou contadores de estoque - resta apenas um item em estoque, assume que você como consumidor se sente motivado a comprar algo quando acredita que aquele produto vai esgotar.


Esteja disponível, a Black Friday acontece uma vez no ano e a demanda de compras tende a ser maior durante a noite, ter uma opção de atendimento ao alcance do seu cliente neste momento pode fazer a diferença entre a compra e o abandono de carrinho, por isso esteja preparado para estar no ar o DIA TODO literalmente, inclusive de madrugada 🤷‍♀️


Falando nisso, veja com a sua #plataforma de e-commerce se ela esta preparada para o fluxo maior nesta data, a maioria das grandes plataformas criam um verdadeiro exercito de contingência para este dia, evitando assim que o seu site fique fora do ar, mas se você depende de alguém para isso, um desenvolvedor por exemplo, já fica no pé dele, imagina sua loja fora do ar em um dos dias mais importantes do ano? ai não dá né?


  • Mais umas coisinhas...


Seja mobile - Seu site ainda não é mobile? Você esta perdendo vendas! Segundo o E-commerce Brasil o mobile já representa 48% das vendas no varejo virtual! É muita coisa para você ficar de fora. 😱

Ainda nesta linha, teste se o seu processo de #checkout esta intuitivo e fácil para o seu cliente, ninguém gosta de fazer uma compra e não conseguir finalizar por que é muito demorado, burocrático etc, por isso teste exaustivamente, pede pros amigos testarem, contrata alguém para te ajudar a testar, acessa de vários tipos de dispositivos, pede para vários tipos de pessoas ( idade, sexo, escolaridade etc) testarem para você e melhore o que tiver e der para melhorar.👍


Cyber Monday - Se o seu ramo é tecnologia, eletrônicos e afins você provavelmente já ouviu falar na #CyberMonday, que nada mais é do que a segunda-feira pós Black Friday, o varejo deste segmento aproveita para dar um up ainda maior nas vendas, se este é o seu ramo, aproveite!


Algumas empresas aproveitam as derivações da Black Friday para pegar o gancho e ainda lucrar um pouquinho mais com as vendas, daí surgem - #BlackWeek, #BlackWeekend e por ai vai, este tipo de #estratégia é válida e realmente podem aumentar as suas vendas no período.


Cuidado - É triste falar isso, mas o cuidado com as fraudes e com a concorrência desonesta nestas datas deve ser redobrado! É aquilo que nossas avós sempre diziam," tem gente ruim em todo lugar "!


Tenha um sistema #antifraude, como a ClearSale por exemplo, ou caso você trabalhe com intermediadores como a PagSeguro, Payu PayPal etc eles fazem esta parte de análise de idoneidade de cartão de crédito para você, portanto, não envie e não entregue nada antes que você receba o OK do seu sistema antifraude.


Outra dica legal para a Black Friday e não disponibilizar o pagamento via boleto!

Mas como assim Bárbara você bebeu minha filha? 😱

Não meus amigos, eu já estive do outro lado assim como vocês, e sabe por que eu tiraria o pagamento via boleto para estas datas?😊

Muitas pessoas usam a opção boleto para "bloquear" o seu estoque, seja por que ainda não decidiram se querem levar o seu produto, seja por concorrência desonesta (você já tinha pensado nisso?) em todos os casos você vai perder a oportunidade de vender para quem realmente quer comprar, #ficaadica.


  • Por último mas não menos importante


Não tente enganar o seu #consumidor, como já foi dito o brasileiro esta cada dia mais consciente e a pesquisa começa muito antes da compra em si, não caia na tentação de fazer uma #blackfraude, mesmo por que, nesta você perde a confiança do seu consumidor e confiança perdida já sabe né?

Planeje-se e dê os descontos que o seu negócio pode dar, não crie mirabolâncias, não aumente o preço dos produtos uns dias antes para poder "dar um desconto maior", use esta #ferramenta para o bem e aproveita a oportunidade para conquistar um cliente fiel.

E você gostou das nossas dicas para um Black Friday saudável para o seu negócio? Faltou alguma informação?


Mandem suas dúvidas ✉


💋💋💋💋

Babi





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