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  • Foto do escritorKarina Ferraciolli

5 passos para arrasar na corrida da black friday!

Atualizado: 9 de jan. de 2019




Amados #empreendedores, novembro é o mês de start para a correria, o início de uma corrida de obstáculos, que começa na Black Friday e só acaba no saldão pós natal. 💰

Como um bom atleta temos que nos preparar, estudar o percurso, se alimentar corretamente, bolar uma estratégia para ter um ótimo desempenho, fazer um bom aquecimento e partir com tudo na hora “H”.

Pois é, caros gafanhotos, estes mesmos passos podem e devem ser aplicados para um evento tão importante, como a #BlackFriday.


E aí? Bora acelerar essas #vendas nesta maratona?

Já que estamos falando de corrida, ou melhor, das práticas para o melhor desempenho do corredor, vamos aqui desvendar as boas práticas de atletas para chegar ao pódio.🥇




Se preparar:


Para o início da corrida Black Friday, não adianta apenas sair jogando promoção a torto e a direito! O maior erro dos e-commerces é oferecer #produtos com #descontos estrondosos, porém sem saber o que realmente o seu cliente procura. É aquela história de dar a solução sem saber o diagnóstico, sabe?

Então, primeiro de tudo, pare e puxe um relatório das suas #vendas anteriores, estude o comportamento de compra do seu #cliente, o que ele mais compra, qual o tamanho do produto, com que frequência ele compra e assim por diante.


Estudar o percurso:



Quando falamos de estudar o percurso e quais os possíveis obstáculos, estamos pensando que a jornada Black Friday, no dia 23 de novembro é um evento de vendas que dura o dia todo e noite toda, há muito fluxo de acessos, dúvidas a serem tiradas, bugs a serem solucionados.

Ka, mas aonde você quer chegar?

Eu quero chegar no diferencial da Black Friday, o #atendimento de prontidão. O cliente já vai estar sendo martelado de promoções de descontos, mas se houver alguma #dúvida sobre o #produto, ou para realizar #pagamento, o seu atendimento é o que vai fazer a diferença! Você o deixará mais seguro para realizar a compra e assim estará fidelizando aquele cliente que só estava caçando desconto.😉


Boa alimentação:


Isso aí todo mundo sabe! Uma dieta bem estruturada é fundamental para um atleta de #altaperformance. E para a Black Friday, um estoque bem estruturado e estudado faz a diferença, acredite.

Não estamos falando aqui de ter um estoque recheado, mas sim, estudar o que há no seu estoque e a quanto tempo. Sabe por que? Quando você ingere carboidratos, mas não se movimenta para queimá-los, ele acumula em forma de gordura.

#Estoque é a mesma coisa, as vezes temos aquela gordurinha localizada, aquele estoque parado que precisamos movimentar. 🙃

Porém, se o estoque já está a um tempo parado, talvez apenas a estratégia de desconto não seja ideal. Para aumentar suas chances de desencalhar o produto você pode:

  • Bolar kits com um produto carro chefe.

  • Cria um concurso para a compra daquela peça específica, com uma premiação ao final.

  • Criar um desconto progressivo a partir daquele produto também pode ser uma ótima pedida.

  • Trabalhar com incentivo por brindes, na compra deste produto o cliente ganha um presente exclusivo.

Enfim, há um mar de possibilidades!


Bolar a estratégia:


Em uma corrida de obstáculos, temos que bolar uma #estratégia, ver onde podemos acelerar, onde devemos ter mais atenção, qual o concorrente que você deve se preocupar. Assim também é para nós empreendedores e vendedores cibernéticos. A partir de todo o estudo e conhecimentos acima, podemos pensar em como o nosso #concorrente está, não para copiar ideias, mas para analisarmos e compararmos os nossos pontos fortes e fracos e em cima deste estudo conseguir inovar e crescer.😊


Aquecimento:



Aquecer o corpo é muito importante para levar o sangue para as partes que serão usadas no exercício, ele prepara e lubrifica todas as articulações para que tenhamos um bom desempenho. O aquecimento da Black Friday tem a mesma lógica, o sangue é o cliente e levá-lo aos poucos para a sua loja no começo do mês é uma ótima prática. Divulgando pequenas promoções, anunciando que haverá a partir da data X mais condições especiais, gerando expectativas e deixando o cliente lembrar de você. 😍 E-mail marketing e mídias sociais são indispensáveis para essa #comunicação ser aprimorada. Saiba se comunicar com o seu cliente!

E quando chegar na hora “H”, Xoooooovens tenham calma e foco.



Essa época do ano é fundamental para conquistar novos clientes e transformar os antigos em #fãs da sua #marca. Monitorem cada movimento, sejam atenciosos e cuidadosos em cada venda. E se precisarem, #umlimão !

Desejamos uma chuva de vendas para todos!

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